quinta-feira, 20 de março de 2014

Revolução Verde e Reforma Agrária

A Revolução Verde

A partir da segunda metade do século 20, os países desenvolvidos criaram uma estratégia de elevação da produção agrícola mundial por meio da introdução de técnicas mais apropriadas de cultivo, mecanização, uso de fertilizantes, defensivos agrícolas e a utilização de sementes VAR (Variedades de Alto Rendimento) em substituição às sementes tradicionais, menos resistentes aos defensivos agrícolas. Concebido nos EUA, esse processo ficou conhecido como Revolução Verde. Sua principal bandeira era combater a fome e a miséria dos países mais pobres, por meio da introdução de técnicas mais modernas de cultivo.
Ao mesmo tempo em que modernizou a agricultura em alguns países subdesenvolvidos, a Revolução Verde elevou a dependência em relação aos países mais ricos que detinham a tecnologia indispensável ao cultivo das novas sementes e forneciam os insumos necessários para viabilizar a produção.
A elevação da produtividade diminuiu o preço de diversos produtos para o consumidor, mas o custo dos insumos aumentou numa escala muito maior. A produção de determinados gêneros contemplados pela Revolução Verde era viável quando realizada em grande escala, em grandes propriedades agrícolas.
Dessa forma, muitos pequenos proprietários ligados à agricultura comercial ficaram incapacitados de incorporar essas novas tecnologias, abandonaram suas atividades e venderam as suas propriedades, com impacto desastroso na estrutura fundiária de diversos países, entre eles o Brasil. Quanto à erradicação da fome, a principal promessa da Revolução Verde, os próprios dados da ONU mostram os resultados insuficientes.

Fonte:  http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/agricultura-revolucoes-agricola-e-verde-e-transgenicos.htm


Reforma Agrária

 Podemos definir reforma agrária como um sistema em que ocorre a divisão de terras, ou seja, propriedades particulares (latifúndios improdutivos) são compradas pelo governo a fim de lotear e distribuir para famílias que não possuem terras para plantar. Dentro deste sistema, as famílias que recebem os lotes, ganham também condições para desenvolver o cultivo: sementes, implantação de irrigação e eletrificação, financiamentos, infra-estrutura, assistência social e consultoria. Tudo isso oferecido pelo governo.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/reforma_agraria.htm


Consultar: 
http://www.mst.org.br/Nos-cabe-a-organizacao-e-a-luta-por-um-novo-tipo-de-reforma-agraria


   Responder:
1) O que foi a Revolução Verde? Quais foram seus principais legados para a humanidade e para o meio ambiente nas últimas décadas? (Equipe)

2) Na entrevista a Revista Carta Capital com o MST o que é defendido como importante para concretizar a reforma agrária no Brasil? (Individual)

3) O que significa "pressão popular pela reforma agrária" segundo o MST? (Individual)

4) Discuta com sua equipe e pontuem os pontos negativos e positivos da reforma agrária? (Equipe)


Nenhum comentário:

Postar um comentário